Cirurgias Cardíacas

 Home / Cirurgias Cardíacas / Plastia e substituição valvar
Plastia da valva mitral
Coração
Plastias e substituições valvares

O coração possui quatro valvas cardíacas - sendo duas do lado esquerdo, valvas Mitral e Aórtica, e duas do lado direito, valvas Pulmonar e Tricúspide – que podem apresentar problemas caso haja estreitamento na abertura (estenose) ou vazamento (insuficiência). Algumas doenças congênitas (existentes desde o nascimento) ou adquiridas podem causar alterações no funcionamento das valvas cardíacas.


As valvas do lado esquerdo são mais comuns serem acometidas e em alguns casos podem necessitar de cirurgias para seu tratamento. As cirurgias podem ser realizadas por meio de substituição da válvula afetada por uma prótese valvar, que pode ser de tecido biológico (do coração do boi ou do porco) ou de tecido artificial (prótese mecânica) composta de fibra de carbono.


Em alguns pacientes o defeito na valva permite o seu reparo sem a necessidade de substituição por prótese. Este tipo de cirurgia é denominado Plastia Valvar e, quando possível, é o melhor tratamento para o paciente. Somente com o acompanhamento correto e a identificação do momento ideal para a cirurgia é possível evitar danos permanentes ao coração.